Descricão do curso

Apresentação do Curso Gestão de Políticas Públicas

A essência do Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas (GPP) é a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Sendo que a concepção de gestão deve ser compreendida no âmbito da reflexão e ação - nutridas de uma visão política, social, econômica, administrativa e jurídica - que contribui para a construção e a implantação de políticas públicas viáveis.

O egresso deste curso é capacitado para analisar a realidade social, econômica e política do mundo, desenvolver estratégias para resolver problemas coletivos e organizar estruturas de instituições públicas, estatais ou não. É um profissional capaz de compreender que a governança democrática deve ser eficiente e eficaz para atender às demandas dos cidadãos. Assim sendo, está capacitado para desenvolver normas e mecanismos públicos de prestação de contas à sociedade e de controle estratégico do processo de implementação das ações adotadas.

Campos de Atuação

O gestor de políticas públicas atua em diferentes instituições públicas, particulares, do terceiro setor ou que interagem com o Estado e outras esferas públicas na administração direta, em empresas estatais, autarquias etc., em quaisquer níveis (federal, estadual ou municipal) e ligados a todos os poderes (executivo, legislativo e judiciário).

Perfil

O graduando no curso de Gestão de Políticas Públicas deverá ser capaz de:

• analisar o ambiente (cenário social, político e econômico globalizados) em que as organizações públicas deverão atuar com eficiência (em termos de otimização de gastos e investimentos), eficácia (com o significado de quitação de responsabilidades, por meio da prática de prestação de contas) e relevância (criação de valor);

• definir a estratégia adequada ao equilíbrio dinâmico com esse ambiente (em termos do paradigma estratégico: valores, meios e objetivos estratégicos, diretrizes e políticas públicas) das organizações públicas ou privadas;

• desenhar as estruturas das organizações para se conseguir um adequado equilíbrio estacionário com a sua estratégia, e um equilíbrio dinâmico com o seu meio ambiente.

• liderar processos de elaboração de planos de ações estratégicos e sua implementação com sucesso, mediante a atitudes e comportamentos aderentes às doutrinas que legitimam universalmente os princípios da justiça, da ética, da moral e dos bons costumes.

Curso

O curso de GPP na Escola de Arte Ciências e Humanidades é ministrado em oito semestres, durante os quais os alunos têm contato com um elenco de disciplinas obrigatórias, relacionadas a cinco áreas: Administração, Ciências Sociais (com destaque em Ciência Política), Direito, Economia e Métodos Quantitativos (Estatística, Contabilidade Pública etc).

Mercado

O mercado de trabalho para Gestores de Políticas Públicas é globalmente emergente, amplo, diversificado e crescente, com oportunidades no setor público, em organizações privadas, ONGs e na área acadêmica, como pesquisador, assistente, assistente-doutor, livre-docente e professor titular.

O graduando poderá, em virtude das competências adquiridas durante o curso, prestar concursos e, se aprovado, preencher cargos em diversas áreas do setor público, tanto da administração direta como indireta, compatíveis com sua formação acadêmica. Poderá, ainda, prestar serviços profissionais de consultoria, realizar perícias judiciais, emitir pareceres técnicos e participar de atividades de arbitragens.

Fonte:
http://www.usp.br/prc/uniprof/abreuni.php?link=1
http://www.uspleste.usp.br/gpp/
http://jcconcursos.uol.com.br/DefaultInformacao.aspx?IdInformacao=4199&IdSecaoSite=8

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License