Comunicado: Trote em GPP

A gestão Construindo a Manhã Desejada do Centro Acadêmico Herbert de Souza vem se posicionar na discussão a respeito do trote na EACH e do fato relatado pelo professor ocorrido na matrícula(segunda-feira, 09/02).

Entendemos o trote como um meio de integrar os calouros à comunidade universitária e de garantir a boa convivência, a cooperação e a sociabilidade ao longo dos anos. Os cortes de cabelo, as pinturas e todas as outras atividades tradicionais fazem parte desse contexto. Estas e outras práticas foram aplicadas na matrícula ludicamente como meio de recepcionar os novos alunos ao mesmo tempo em que se parabenizava a nova conquista.

Os limites destes atos encontram-se na violência que avança sobre a autonomia, a integridade física e psicológica de cada um, não permitindo a espontaneidade e o voluntarismo em relação às ações. É preciso, muito mais que banir o trote tradicional, ampliar a cultura do respeito em relação aos indivíduos que não desejam participar desse tipo de atividade sem que nenhum constrangimento seja causado ou convivência prejudicada.

Acreditamos que os veteranos de nosso curso, em sua ampla maioria, tiveram atitudes que vão de encontro a isso, sendo muito bem aceitas, também, por grande parte dos ingressantes. Além disso, o cadastro de calouros, a hospedagem solidária e a venda de Kits Bixo representam outros meios de integração que completaram o ambiente do trote. Dessa forma, consideramos satisfatório o primeiro dia de recepção aos calouros do curso, esperando para a primeira semana, ainda mais contribuições na busca de alternativas ao modelo tradicional de trote.
Ainda assim, é lamentável para toda a comunidade GPP e EACH que alguns tenham confundido a "ludicidade" das atividades com qualquer tipo de atitude que cause qualquer constrangimento aos ingressantes, caracterizando o ambiente universitário como violento e competitivo. Essas atitudes põem em questão não só o caráter dos praticantes dessas ações como toda a formação adquirida nos anos de estudo em Gestão de Políticas Públicas, levando à reprodução daquilo que temos de mais contraditório em nossa sociedade e formação histórica.

Cabe ressaltar, que há uma comissão institucional da EACH formada por todas as entidades de representação estudantil, assim como, docentes e funcionários, espaço no qual é construído a Semana de Recepção, integrando todas as instâncias. Nessa Comissão, o Centro Acadêmico participou das reuniões e discussões, dentre elas a forma de recepção e os mecanismos de controle da mesma (havendo abuso ou não), como o Disk Trote, Guarda Universitária, o próprio Centro Acadêmico, além dos estudantes que não participam de entidades, porém se dispõe a participar e ajudar durante atividade. Os mecanismos de controle existem e podem ser acionados quando deflagrada qualquer forma de abuso, pois todos são responsáveis pela conduta saudável e integradora da recepção.

Portanto, a gestão "Construindo a Manhã Desejada", repudia qualquer ação que vai ao encontro das mencionadas e, com o intuito de contornar esse episódio e reafirmar o histórico não violento das atividades de recepção, considerando esse um fato completamente fora do comum dado à boa convivência entre veteranos e calouros, convoca todos os membros da Comunidade de GPP e EACH a participarem das atividades da Semana de Recepção dos Calouros com todo respeito às individualidades dos mesmos.


Centro Acadêmico Herbert de Souza
Gestão "Construindo a Manhã Desejada" 2009

Gestão de Políticas Públicas
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Universidade de São Paulo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License